Um
Pedro Sá
MPB • 2021
Um apresenta a força do formato de voz e violão ou guitarra vindo de um artista conhecido pela habilidade no estúdio e versatilidade em dialogar com artistas de diferentes gerações, de Caetano ao filho Moreno Veloso, por exemplo. Sá cita como referência subconsciente o “álbum branco” de João Gilberto (trabalho que leva o nome do artista, lançado em 1973, com uma capa simples e quase inteira branca). Com ele, o pai da bossa nova se impôs a partir da força dos dois elementos combinados (a voz e o violão) justamente em um momento em que rock injetava rebeldia, eletricidade e psicodelia na música brasileira criada por gente como Milton Nascimento e Lô Borges (com Clube da Esquina), Novos Baianos (Acabou Chorare), Caetano Veloso (Transa), Secos & Molhados (álbum homônimo), entre outros. “Não foi intencional a influência de João Gilberto”, ele diz, “mas fui fazendo as experimentações em casa. E hoje vejo que existe essa inspiração. Assim como também tem uma referência a trabalhos do Jimi Hendrix, com loops, guitarra, voz e baterias eletrônicas.”